sexta-feira, 14 de maio de 2010

Cultura e Natureza:o que o software tem a ver com os transgênicos? Marijane Vieira Lisboa

LISBOA, Marijane Vieira. Cultura e natureza: o que o software tem a ver com os transgênicos. IN: PRETTO, Nelson; SILVEIRA, Sérgio Amadeu (orgs.). Além das redes de colaboração: internet, diversidade cultural e tecnologias do poder. Salvador: EDUFBA, 2008.
Segundo a autora tanto Software quanto transgênicos pertencem ao campo de novas tecnologias que chegando ao mercado no fim do século XX,apresentam ao século XXI uma aparência de ficção científica, deixando muitos deslumbrados com as novas potencialidade outros pela assustados velocidade das inovações.Para Marijane novas tecnologias não surgem do vácuo.Apossam-se dos conhecimentos anteriores, teóricos e práticos, para daí desenvolverem suas inovações.Os transgênicos podem ser entendidos como um prolongamento da revolução verde, o movimento de renovação tecnológica de meados do século XX, que permitirá grandes saltos na produtividade agrícola.
A autora ressalta que a ciência contemporânea deveria adotar uma postura de cautela quando se tratasse de introduzir no mundo suas inovações tecnológicas, pois poderiam ter impactos graves, imprevisíveis e irreversíveis.Como por exemplo:Os CFC(clorofluorcarbonos)inventados para serem utilizados em aparelhos de refrigerador e aerosóis , que serão mais tarde culpados pela depletação da camada de ozônio; a talidomida, calmante, que gerou deformações físicas em bebês, ao serem ingeridos pelas mães;o uso intenso de combustíveis fósseis durante 200 anos, alterando drasticamente o clima da terra;os milhares de mortos e contaminados com testes nucleares de superfície realizada durante a guerra fria, entre outros, a qual tivemos que aprender por meio de dolorosas experiências , o que faz com que o sociólogo Ulrich Beck(1986) diga que transformamos o mundo no laboratório da ciência e nós, em sua cobaias.
A autora Salienta que transgênicos, têm muita coisa em comum ao Software, assim como o movimento do Software livre tem tudo a ver com a luta por uma agricultura e alimentos livres de transgênicos.Em ambas o adjetivo livre significa a mesma coisa, ou seja, pois têm o esforço para impedir que o conhecimento produzido coletivamente, quer em informática, quer sobre natureza, seja apropriado privadamente e utilizado em proveito de poucas empresas, prejudicando a sociedade.Através dessa luta contra a privatização e mercantilização do conhecimento, ambos os movimentos resgatam, protegem, desenvolvem e disserminam os conhecimentos coletivos de forma coletiva e para acoletividade, fortalecendo modos de vida solidários, democtráticos e sustentáveis de se viver, produzir e consumir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário