Fonte: LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999. Cap 10
Cap.VII-O Movimento Social da Cibercultura
A Infra-Estrutura não é Dispositivo : O Exemplo
Segundo Pierre Lévy, o crescimento do ciberespaço, por sua vez, corresponderia antes a um desejo de comunicação recíproca e de inteligência coletiva.A esse respeito, é um erro comum confundir a auto-estrada eletrônica e o ciberespaço.Sendo assim, ciberespaço não se configura como uma infra-estrutura técnica particular de telecomunicação, mas uma certa forma de usar as infra-estruturas existentes,por mais imperfeitas e disparatadas que sejam.
O Programa da Cibercultura: A Interconexão
Lévy salienta que três princípios instruíram o crescimento inicial do ciberespaço: a interconexão, a criação de comunidades virtuais e a inteligência coletiva.Destacando a interconexão como uma das idéias, ou uma das pulsões mais fortes na origem do ciberespaço,pois a interconexão tece um universo por contato.Tanto que o desenvolvimento das comunidades virtuais se apóia na interconexão.
O autor ressalta que cibercultura é a expressão da aspiração de construção de um laço social, que não seria fundado nem sobre links territoriais, nem sobre relações institucionais, nem sobre as relações de poder, mas sobre a reunião em torno de centros de interesses comuns, sobre o jogo, sobre o compartilhamento do saber, sobre a aprendizagem cooperativa, sobre processos abertos de colaboração.
X A Nova Relação com o Saber
Educação e Cibercultura
Como podemos relacionar educação e os novos meios de tecnologia?várias questões norteiam esse tema,pois até um certo tempo, a escola era considerada o único local de aprendizagem, onde existia apenas o professor como mediador, e o aluno que absorvia os conhecimentos, porém atualmente, esses os alunos conseguem adquirir conhecimentos em diversos espaços.E os meios de comunicação virtual, a priori, é o principal meio de ligação entre o conhecimento diversificado do aluno.
Para Lévy, qualquer reflexão sobre o futuro dos sistemas de educação e de formação dos sistemas de educação e de formação na cibercultura deve ser fundada em uma análise prévia de mutação contemporânea de relação com o saber.
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