sexta-feira, 18 de junho de 2010

Tecnologia da Informação e Comunicação



Tecnologia da Informação e Comunicação e Educação

Chamam-se de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs) as tecnologias e métodos para comunicar surgidas no contexto da Revolução Informacional, "Revolução Telemática" ou Terceira Revolução Industrial, desenvolvidas gradativamente desde a segunda metade da década de 1970 e, principalmente, nos anos 1990. A imensa maioria delas se caracteriza por agilizar, horizontalizar e tornar menos palpável (fisicamente manipulável) o conteúdo da comunicação, por meio da digitalização e da comunicação em redes (mediada ou não por computadores) para a captação, transmissão e distribuição das informações (texto, imagem estática, vídeo e som). Considera-se que o advento destas novas tecnologias (e a forma como foram utilizadas por governos, empresas, indivíduos e setores sociais) possibilitou o surgimento da "sociedade da informação". Alguns estudiosos já falam de sociedade do conhecimento para destacar o valor do capital humano na sociedade estruturada em redes telemáticas.

A Educação escolar não sofrerá as alterações estruturais e significativas de que tanto precisa. As alterações ocorridas a partir dos avanços da tecnologia invadem o nosso cotidiano. As facilidades de comunicação e informação traduzem-se em mudanças irreversíveis nos comportamento pessoais e sociais.Que o ensino objetive a aprendizagem através do envolvimento integral do aluno: o racional e o emocional; a análise lógica e o lado do imaginário e do intuitivo; o, apenas, de substituir o professor ou o livro pelo audiovisual e sim de utilizar o , melhor dos recursos para conversas orientadas, para “viagens imaginárias” no mundo do conhecimento, a imagem e o som; a ação, a presença, a conversa, a interação, o desafio, a exploração de possibilidades, o assumir de responsabilidades, o criar e refletir juntos sobre a criação.Não se trata então, apenas, de substituir o professor ou o livro pelo audiovisual e sim de utilizar o , melhor dos recursos para conversas orientadas, para “viagens imaginárias” no mundo do conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário